top of page

QUEM SOMOS

A ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, foi fundada em 28 de abril de 1992.

Um grupo de dez signatários assinaram a ata de constituição que serviu de base para toda a documentação exigida para a legalização da mesma. Depois de efectuadas todas as formalidades, a constituição da Associação foi publicada em Diário da República a 17 de junho do mesmo ano.

Após a legalização, foram discutidas as linhas gerais desta Associação. Os sócios decidiram que a Preservação do Ambiente, o Património, a Cultura e o apoio ao Desenvolvimento económico seriam os pontos onde a Associação se deveria focar.

Preocupados com os incêndios que decorriam no verão de 1992, os sócios pediram aos proprietários dos terrenos do Pisão para darem permissão à ABAD para organizar a limpeza.

Assim, no seguimento desta iniciativa, decidiram trazer á luz do dia o forno de cal que há várias dezenas de anos se encontrava soterrado. Foi junto a este forno que teve início a primeira zona de lazer (Parque de Merendas). A afluência foi intensa e o espaço era pequeno.

Em 1993, a Direção decidiu adquirir cerca de um hectare de terreno no local onde existia um moinho de água, o qual se encontrava soterrado no meio de um silvado. Nesse mesmo ano, o moinho foi reconstruído e foi construída a Casa de Apoio do Pisão.

Atualmente, o Parque tem cerca de dezoito mil metros quadrados que são propriedade da ABAD. Foram preservadas as espécies existentes e plantadas novas espécies, na sua maioria autóctones. Aqui coabitam em perfeita simbiose várias centenas de espécies.

Ao longo dos anos o espaço tem sido beneficiado com a construção de um parque infantil, sanitários, mesas, grelhadores, pontes, passadiços, trilhos pedestres e foi feito o desvio de água para a zenha do moinho onde se produz a muito apreciada farinha de milho branco.

Hoje, o Parque do Pisão é muito mais do que um simples parque de merendas, é o Parque Natural do Pisão.

Á luz dos princípios e objetivos da Associação, os sócios decidiram dar a conhecer a nossa cultura de olaria e trabalhos em bracejo. Nesse sentido, em 1994, trabalharam para a realização da primeira edição da Feiriarte – Feira de Artesanato e Atividades Económicas, que decorreu em terreno emprestado.

Em 1995 foram adquiridos terrenos onde se iniciou a construção de infraestruturas atualmente designadas por Centro de Atividades da ABAD. Neste espaço existe um pavilhão multiusos equipado com cozinha, bar e sanitários. No exterior tem uma zona verde composta maioritariamente de pinheiro manso, stands, palco, espaço infantil, bar, fornos a lenha e espaço para churrasco. Aqui acontecem iniciativas muito diversas, promovidas pela ABAD, por outras Entidades e Associações e também por particulares.

Em 1996 foi criada a Escola de Música que a 15 de abril de 2003 deu origem a uma nova Associação designada por SAMB, Sociedade Artística e Musical da Bajouca.

Em 2017, no âmbito das comemorações das bodas de prata da ABAD, em parceria com o GAU, Grupo Alegre e Unido, realizou-se o 1º Trail dos Moinhos da Bajouca. Esta iniciativa de cariz desportivo realiza-se anualmente e visa dar a conhecer dezoito moinhos movidos a água, ou as suas ruínas, existentes na Freguesia de Bajouca bem como toda a paisagem envolvente.

Também no ano de 2017 foi criado o Grupo de Teatro amador da ABAD, aberto a toda a comunidade que inclui formação teatral dirigida por profissionais do teatro. 

O QUE NÓS FAZEMOS

Pela Preservação do Parque Natural Do Pisão

Os objetivos são os seguintes: Dinamizar culturalmente a Freguesia da Bajouca através do Teatro; Promover a Identidade Cultural da região através da arte teatral; Desenvolver espetáculos com a comunidade local relacionados com a região onde nos situamos; Fomentar a criação e formação de novos públicos de Teatro; Desenvolver espetáculos originais e espetáculos de autor (dramaturgo); Estabelecer um espaço e tempo de partilha artística com os participantes; Dar a conhecer o teatro de uma forma pedagógica e artística; Estimular a criatividade e inovação artísticas; Interagir com as diversas gerações e construir em conjunto espetáculos de teatro; Dar acesso à arte teatral aos habitantes das localidades mais afastados dos grandes centros.

Em 2019 incrementámos o projeto Tradições que visa preservar e promover a arte do trabalho de olaria, bracejo e tecelagem.

Para além das múltiplas iniciativas que promovemos ou em que participamos durante o ano, são os seguintes os eventos anuais da responsabilidade da ABAD:

Noite de Fados: Último sábado de janeiro;

Festival de Sopas: Primeiro sábado de março;

Trail dos Moinhos da Bajouca em parceria com o GAU: Mês de março ou abril (de acordo com o calendário da ADAL, Associação Distrital de Atletismo de Leiria);

Exposição Nacional de Olaria em Leiria: Mês de maio ou junho (de acordo com a disponibilidade dos espaços cedidos pela Camara Municipal de Leiria);

Feiriarte – Feira de Artesanato e Atividades Económicas: Último fim de semana de julho;

Festa das colheitas, Feirinha de São Martinho com magusto: No domingo mais próximo ao dia de São Martinho;

Dezembro: espetáculo de teatro.

Património, Cultura e Ambiente.

bottom of page